Notícias

Retrospectiva 2013

Relembre os principais acontecimentos que marcaram o ano de 2013 e foram destaques no Brasil e no mundo, inclusive no cenário educacional.

Relembre os principais acontecimentos que marcaram o ano de 2013 e foram destaques no Brasil e no mundo, inclusive no cenário educacional.

ENEM 2013

O ENEM 2013 apresentou algumas novidades em relação aos anos anteriores. O sistema de correção das redações, por exemplo, ficou ainda mais rigoroso, assim como o monitoramento quanto ao vazamento de informações da prova. O número de inscritos foi recorde e teve um aumento de 20,6% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é atribuído ao aumento das adesões das instituições públicas de ensino superior em programas federais, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do exame como forma de ingresso à universidade.

Veja mais:  ENEM 2013: um olhar

 

 

MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

No dia 2 de junho de 2013, o preço das tarifas do transporte público em São Paulo foi reajustado em R$0,20. Esse aumento desencadeou uma série de manifestações que iniciou em São Paulo e se estendeu por todo o País. Os manifestantes, grande parte deles pertencentes à juventude brasileira, protestava contra o aumento das tarifas do transporte público, a precariedade dos serviços prestados à população, principalmente na educação e saúde, o gasto público do governo com as obras nos estádios para a Copa de 2014 e o aumento da inflação. As manifestações mais intensas ocorreram principalmente durante os dias da Copa das Confederações, realizada em diversas capitais do País.

Veja também: A população dá o seu grito!

Junho de 2013: manifestações, consciência e participação​

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

 

 

​O Brasil sedi​ou em 2013 a nona edição da Copa das Confederações, competição realizada pela Federação Internacion​al de Futebol (FIFA) a cada quatro anos.  Ocorrida entre os dias 15 e 30 de junho, serviu como preparatório para a realização da Copa do Mundo de 2014, que também será no Brasil.​ ​​A competição contou com a participação de oito equipes e teve a Seleção brasileira de Futebol como campeã. Na mesma época da Copa, uma série de protestos iniciou-se por todo o País, mobilizando boa parte da população brasileira, principalmente os jovens.​​​

​​​Veja também: Copa das Confederações 2013​

 SAEB 2013

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)também passou por mudanças no ano de 2013. A maior novidade refere-se à Prova Brasil: aplicada somente em instituições públicas de ensino, o exame, que já incluía questões de Português e Matemática, passou a contar também com a disciplina de Ciências, de maneira experimental.

​​​HABEMUS PAPAM​

​Em 28 de fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI renunciou ao Pontificado. Iniciou-se então o conclave, reunião dos cardeais eleitores da Igreja Católica Apostólica Romana para a escolha do sucessor de Bento XVI. No segundo dia da eleição, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito o novo Papa, adotando o nome de Francisco. Francisco é o primeiro Papa do continente americano, do Hemisfério Sul.

Veja também: Habemus Papam: Francisco, o novo papa​

Francisco: o El Niño!​

 

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

O Brasil também foi destaque no cenário religioso. A XXVII Jornada Mundial da Juventude aconteceu em julho de 2013 no Rio de Janeiro. O evento da Igreja Católica foi conduzido pelo Papa Francisco. Este foi o primeiro evento internacional do seu pontificado. Na ocasião, o Papa também visitou Aparecida do Norte, cidade que abriga a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

​A educação infantil ganhou grande destaque no cenário educacional brasileiro. Em 4 de abril de 2013, foi sa​ncionada a Lei nº 12.796/2013, que estabelece que as crianças devem ser obrigatoriamente matriculadas na educação infantil a partir dos 4 anos de idade. Além disso, a educação infantil será organizada com uma carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por pelo menos 200 dias letivos, em jornada de no mínimo 4 horas diárias, como já ocorre no ensino fundamental e no ensino médio.​​

​Veja mais: O desenvolvimento do aluno da Educação Infantil​

Educação Infantil: cuidar ou educar?​

 

PIB

O Projeto de lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em setembro. O PNE determina que pelo menos 10% do produto interno bruno (PIB) seja destinado a políticas educacionais. Além disso, também estabelece uma série de metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos. 

 ROYALTIES

A lei que determina a destinação dos royalties do petróleo brasileiro foi aprovada em agosto e sancionada em setembro de 2013 pela atual presidente Dilma Rousseff. Pauta de muitas discussões em todo o Brasil, a Lei nº 12.858 garante a destinação de 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para a saúde. 

 SISUTEC

O ano de 2013 também apresentou novidades para aqueles que buscam uma oportunidade para realizar um curso técnico gratuitamente. Em julho de 2013, o governo anunciou a criação do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec). Os estudantes são selecionados para ingressarem em instituições públicas de ensino, a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 GOOGLE

Em 2013, o total de pesquisas realizadas no Google por palavras relacionadas à educação é 18 vezes maior que as buscas pelos principais eventos turísticos que ocorreram este ano no País, segundo pesquisa realizada pela equipe do Google Brasil, de janeiro a junho de 2013. 

 PNAD 2012

Em setembro, foram divulgados os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2012, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa trouxe dados da população brasileira como: taxa de analfabetismo, taxa de escolarização, tempo médio de permanência na escola e trabalho infantil.

 PISA

Neste ano, o Brasil ganhou destaque internacional no cenário da educação, tornando-se o primeiro país não membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a integrar o conselho diretor do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que tem como objetivo ajudar os países a verificar como seus sistemas de ensino se comparam globalmente em padrões de qualidade, equidade e eficiência. ​

 

​CARREIRA DOCENTE

O Ministério da Educação anunciou este ano que pretende lançar um programa ​de estímulo à carreira docen​te. A proposta tem como objetivo incentivar jovens estudantes do ensino médio que pretendem seguir carreira científica ou atuar como docentes na educação básica.

Veja mais: Poderão faltar professores na Educação Básica

 

 

BRASIL: 1º LUGAR GERAL NA 28ª OLIMPÍADA IBERO-AMERICANA DE MATEMÁTICA

Quatro estudantes brasileiros do ensino médio conquistaram o primeiro lugar na classificação geral da 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, que ocorreu no Panamá e reuniu 78 estudantes de 20 países da América Latina, Espanha e de Portugal.

 ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Realizado pelo Movimento Todos pela Educação e pela Editora Moderna, o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013​ oferece um panorama estatístico amplo do sistema educacional no Brasil, por meio dos dados oficiais mais atualizados. 

 
Autor: EducarBrasil
+ Notícias
Rua Antônio Mendes, 113 - São Benedito
Cep. 44573-300 Santo Antônio de Jesus - Ba
Tel.: (75) 3631-3911/3631-3440

Receba Novidades