Dia do Orientador Educacional - 4 de dezembro

O profissional auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação do educando.

No dia 4 de dezembro, é comemorado o Dia do Orientador Educacional. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a profissão de Orientador Educacional foi criada por meio da lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, porém regulamentada apenas em 1973, pelo decreto nº 72.846/73.

Segundo o levantamento de 1991, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação (Inep), em um total de 112.517 matriculados, apenas 2.823 estudantes da área da Educação se graduaram para a habilitação de Orientação Educação.

Apesar de esse número ser baixo em relação às outras habilitações, o papel do Orientador Educacional é muito importante para o funcionamento das instituições de ensino. Durante sua formação, o orientador é qualificado para gerir os principais aspectos do processo de ensino-aprendizagem, ligado às questões sociais, individuais, profissionais, emocionais dos estudantes, entre outras que julga necessário à plena formação estudantil e humana dos alunos. Ou seja, ao educando esse profissional auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à sua formação.

Entretanto, o orientador sabe que todo e qualquer processo de desenvolvimento do ser humano deve ser trabalhado em conjunto, por isso o Orientador Educacional atua como mediador, sendo o elo entre instituição, educadores, pais e estudantes, administrando os diferentes pontos de vista no ambiente educacional.

Diante disso, é de extrema relevância que o Dia do Orientador Educacional seja celebrado com muito carinho em todo o País, pois, com muita dedicação, respeito e paciência, os orientadores educacionais representam uma importante parcela na busca pela constante melhoria na qualidade da Educação brasileira.

Parabéns!