Notícias

Dia da Bandeira - 19 de novembro

A data faz menção ao dia em que a Bandeira Nacional foi instituída como símbolo nacional, em 1889.

O Dia da Bandeira é comemorado no dia 19 de novembro. A data escolhida faz menção ao dia em que a Bandeira Nacional foi instituída como Símbolo Nacional, quatro dias após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

De acordo com a lei nº 8421, de maio de 1992, são símbolos nacionais: a Bandeira, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

Desde a primeira bandeira hasteada em solo nacional, em 1332, vários mudanças ocorreram nas cores e formatos do nosso símbolo. Hoje, a Bandeira Nacional é constituída pelas cores: verde, que representa a matas e florestas do país; o amarelo, que representam as riquezas minerais; o azul, que simboliza a cor do céu e o branco simboliza a paz que almejamos para a nossa nação. A Bandeira contém ainda, 27 estrelas, que representam os estados brasileiros, além da frase: “Ordem e Progresso”.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a palavra “ordem” tem como significação a necessidade que precisamos ter de uma visão clara dos problemas nacionais; e “Progresso” representa a afirmação de um compromisso baseado na valorização da população brasileira.

Oficialmente, a Bandeira Nacional deve ser hasteada todos os dias às 8h e recolhida às 18h em alguns locais como: Palácio da Presidência da República, residência do presidente, Congresso Nacional, nos ministérios, no Supremo Tribunal Federal, nas sedes dos edifícios dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em repartições consulares, em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira, entre outros.

+ Notícias
Rua Antônio Mendes, 113 - São Benedito
Cep. 44573-300 Santo Antônio de Jesus - Ba
Tel.: (75) 3631-3911/3631-3440

Receba Novidades